LETRAS DA CRIAÇÃO




Sêfer Ietsirá significa, em hebraico, “Livro da Formação”. Escrito há milhares de anos, é um dos mais importantes de todos os textos cabalísticos, abordando como tema principal asorigens do universo”. Vários textos como Talmud, Zohar, o Livro de Raziel e comentaristas atribuem a autoria do Sêfer Ietsirá a Abraão. Em antigos manuscritos encontramos uma espécie de súmula que dizia: “As letras de Abraão, nosso pai, que é chamado de Sêfer Ietsirá”


Segundo o Sêfer Ietsirá s letras do alfabeto hebraico representam as 22 Forças energéticas utilizadas em todo o processo da Criação. As letras do alfabeto hebraico são ferramentas que nos permitem interagir com a Luz do Criador.


A palavra OT está ligada ao conceito de letra, mas é a mesma palavra, em hebraico, para marca, símbolo ou selo. As letras hebraicas são símbolos que determinam o padrão energético de alguma coisa manifesta. Um símbolo leva à associação de uma ideia ou mensagem, mesmo que não se tenha uma reflexão racional sobre seu significado. O símbolo encerra uma mensagem além de sua aparência concreta. É o encontro do concreto e do abstrato, do consciente e do inconsciente – para um cabalista é o encontro entre o físico e o “extrafísico”.


Através da meditação nas letras do alfabeto hebraico, o ser humano tem acesso “ às chaves ” dos mais profundos arquivos da consciência. Cada letra está associada a uma energia que ela é capaz de transportar a partir de seu som ou forma. Contemplar, desenhar ou vocalizar essas letras e suas mais diversas formas de combinação, desperta as várias forças espirituais a que cada uma delas está conectada. A letra atua como uma “chave” que nos permite abrir portas e para isso é necessário ter a “chave certa” para a “porta certa”.


O conhecimento do significado energético das letras do alfabeto hebraico, ampliará a nossa percepção em relação as “chaves” e as “portas” que elas nos permitem acessar. Os sinais do Aleph Beit (alfabeto hebraico) também podem ser utilizados como uma ferramenta de consulta e orientação.

Cada letra do alfabeto hebraico representa também um número. Os nomes em hebraico são, na verdade, sentenças numéricas. Cada sentença nos dá informações úteis para percebermos qual a energia que está contida naquela palavra. Em resumo o valor numérico de uma letra, palavra ou frase, tem uma relação direta com seu significado energético.